Situado na principal Avenida de Lisboa, a Avenida da Liberdade, foi um dos primeiros cinemas a ser construído na cidade. Este tem uma posição bastante favorável pois para além de se encontrar no centro da cidade, passam à sua porta milhares de pessoas diariamente o que permite que este tenha uma grande visibilidade.
Exemplos do que pode encontrar neste cinema
Até ao final do ano este cinema com várias peças interessantes e que podem cativar todos os gostos e feitios, exemplos dos mesmos são “Entre Eu e Deus” que passará dia 28 de Outubro, “Samouni Road” no mesmo dia, “Bruno Aleixo – Biografia Não Autorizada” no próximo dia 15 de Novembro e “Will Samson” dia 18 de Novembro, entre muitos outros espetáculos que estão agendados até ao final do ano, sendo a maioria de natureza cinematográfica mas também é possível encontrar peças de teatro e concertos de música.
Algo que caracteriza essencialmente este cinema é a sua diversidade e alternativa das peças que opta facultar ao seu público sendo um dos lemas da casa “Um cinema que vive o presente, não esquecer o passado e projeta o futuro”.
Um pouco de história
O cinema de São Jorge foi fundado no ano de 1950, tendo sido uma obra do arquiteto Fernando Silva, este ganhou nesse mesmo ano o prémio municipal de arquitetura e nesta altura terá recebido o título de “moderno sem igual” na cidade de Lisboa.
Ao longo dos anos foram várias as entidades de cinema tais como a Lusomundo que tentaram comprar este emblemático cinema, mas todas elas sem sucesso, tendo sido passada a gestão do cinema para a EGEAC no ano de 2003 que continua a governar o mesmo até aos dias de hoje.
No ano de 2007 este sofre obras que vieram a beneficiar as salas 2 e 3 dos cinemas para que estas possam acolher programas mais diversificados como por exemplo concertos musicais, lançamentos de livros e conferências.
Nos dias que decorrem é um cinema que pode ser disponibilizado para variadíssimos fins, basta chegar a um acordo com a EGEAC sendo que após a aprovação, pode apresentar à população portuguesa o que entender, desde que vá de acordo com os princípios e disponibilidades das instalações.