Este colégio foi fundado em 1955 por Lucinda Atalaya, sendo que já ocupou duas muradas diferentes. Inicialmente este estaria situado no Bairro de São Miguel, mas passado apenas três anos mudou para a Rua Dr. João Soares em Lisboa onde permanece até aos dias de hoje.
Este colégio “gaba-se” de ser diferente dos outros pois aposta na individualidade e livre arbítrio de cada criança, ou seja, na forma expressiva que cada criança encontra para se manifestar neste mundo, privilegiando o contato das crianças com o meio ambiente e mantém um relacionamento com os pais das crianças muito próximo para que estas possam ter a melhor educação possível.
Quais as competências deste colégio
Como é de conhecimento geral, quanto mais pequena for a criança, mais vulnerável é para ser “moldada” da melhor forma possível, por isso é crucial que esta tenha o melhor acompanhamento possível para que no futuro não tenha imprevistos desagradáveis no foro psicológico.
Tendo isto em mente, o colégio jardim infantil pestalozzi conta com competências para acolher crianças quer no jardim infantil quer no 1º ciclo de escolaridade, tendo sempre uma relação bastante próxima e de coorientação com os pais, este colégio garante fornecer resultados excecionais face à concorrência que existe nos dias de hoje.
Princípios que movem Pestalozzi
Este colégio foi fundado seguindo os princípios da psicologia humanista de Johann Heinrich Pestalozzi, dai o nome do jardim infantil, sendo estes baseados numa pedagogia ativa, reconhecendo a individualidade e expressão livre da criança e centrada na comunicação entre escola-pais.
Tendo isto em mente, é esperado que os resultados deste colégio sejam diferentes aos métodos tradicionais de ensino onde os alunos são colocados numa mesa e um professor esteja durante grande parte do dia a debitar matéria.
De factos os resultados demonstram ser bastante interessantes, contando com vários alunos a divergirem por áreas do seu agrado ao invés de áreas convencionais, deixando-os com menos stress e menos pressão para que possam seguir as suas carreiras e estilos de vida à sua maneira.
A fundadora, Lucinda Atalaya, sempre foi uma pessoa bastante apologista deste método de ensino e publicou vários artigos para revistas desta área assim como dois livros “Para o ensino e aprendizagem da língua materna” e “Ler, ouvir e cantar: os pais com os filhos”. Esta nasceu em Alcochete em 1929 e faleceu em 2009.