Quando pensamos em literatura, talvez a primeira coisa que nos salta à mente são livros, bibliotecas, livrarias, o que é perfeitamente normal. Quando falamos de literatura de cordel é necessário quebrarmos algumas barreiras de conhecimento sobre “literatura” que possamos ter e acrescentar outro construto.
Isto porque a literatura tradicional é dirigida para leitores, enquanto que a literatura de cordel é dirigida para ouvintes, sim, ouvintes.
A forma de escrita é relatada como se o escritor estivesse a falar para a pessoa que está a ler usando expressões como “isto é dirigido para todas as pessoas que me estão a ouvir”, o que ao ler, pode induzir em erro ao pensarmos que é uma falha de escrita.
Onde encontramos literatura de cordel
Sendo este um género literário com origem em Portugal, é natural que consiga encontrar com alguma facilidade em livrarias e bibliotecas folhetos, caracterizados com esta literatura.
É distinguida por ser uma forma de escrita onde a rima, uso de expressões populares e fiel à forma de falar são diferenciados dos restantes tipos literários existentes.
Esta literatura chegou ao Brasil e o seu povo agarrou-a com bastante entusiasmo sendo que hoje em dia ainda é bastante comum ser usado nas escolas.
Origem da expressão “Literatura de Cordel”
Esta expressão teve origem pois na era renascentista em Portugal era bastante natural que os livros, jornais e os folhetos fossem pendurados por um cordel nas montras que se destinassem à sua venda.
Isto fez com que os folhetos, diferenciados pela forma de escrita falada anteriormente, tivessem um destaque superior e o nome do cordel tornou-se algo que as pessoas utilizaram para caracterizaram esta literatura, como por exemplo um pai dizia ao filho com alguma regularidade “compra dois cordeis no caminho de volta”.
Leitura simples para compreender melhor
Se nunca ouviu falar deste tipo de literatura e ficou intrigado com o que aqui acabou de ler, recomendamos que leia o livro de Carlos Nogueira, “O essencial sobre a Literatura de Cordel Portuguesa”, sendo de dimensões reduzidas, consegue explicar sucintamente e com rigor a essência desta literatura e consegue suscitar grande interesse sobre esta área.