Morar em Lisboa e não conhecer o Mercado da Ribeira é praticamente impossível. Este icónico edifício conta com vários restaurantes e um mercado tradicional durante o dia, sendo que após a hora de expediente apenas os restaurantes ficam abertos.
Este lugar é por muito utilizado como ponto de referência para se encontrar com amigos ou para comer alguma coisa antes de ir para os bares e aproveitar o ambiente noturno lisboeta, também é conhecido por ter várias especiarias do mundo inteiro alimentos frescos e saudáveis durante o dia, ideal para realizar as suas compras antes ou depois de voltar do trabalho.
Origem de Mercado da Ribeira
O mercado foi inaugurado em 1892, sendo conhecido também como o mercado 24 de julho, este é desde então um dos principais mercados na cidade de Lisboa, passando por várias fases da sua vida, atualmente é gerenciado pela Time Out Lisboa, entidade que para além das atividades regulares adicionou bancas dedicadas à restauração e ao comércio, conseguindo, portanto, reestruturar algum do seu funcionamento de forma a torná-lo mais produtivo.
O horário regular para a venda de produtos alimentares encontra-se aberta das 6h da manhã até às 14h sendo que, o horário da parte da restauração encontra-se aberta ao público desde as 10h até às 00h de domingo a quarta-feira e das 10h até às 02h de quinta-feira a sábado, garantindo assim que as pessoas que venham mais tarde para esta zona possam comer alguma coisa antes de seguirem o seu caminho.
Sala de espetáculos do mercado
Para além do que já foi referido anteriormente, esta conta também com uma sala de espetáculos, no primeiro piso do edifício, tendo sido este aberto no ano de 2015 e por isso ainda não é muito conhecido. Esta sala de espetáculo conta com 350 lugares sentados e mais de 600 em pé, tendo por isso uma lotação perto de 1000 pessoas, no primeiro piso também encontra uma galeria e um balcão para obter informações face à revista Time Out Lisboa.
O Exterior deste espaço
Fora deste lugar, encontra várias esplanadas que estão ligadas a restaurantes e cafés do mercado da ribeira, assim como vários parques e lugares para caminhar à beira rio e aproveitar um dia solarengo, ou caso seja amante de uma boa noite com amigos tem a possibilidade de deslocar-se para a rua Cor-de-Rosa onde encontra vários bares e clubes noturnos com variadíssimos temas, pode também subir a rua principal e dirigir-se até ao Bairro Alto, lugar bastante conhecido pela sua vida noturna ou, igualmente conhecido para estes fins, pode seguir o rio e parar em Santos para beber um copo e continuar e chegar a algumas discotecas bastante concorridas em Lisboa.
Tem grande acesso de transportes visto que o Cais do Sodré é um dos principais pontos de transporte em Lisboa, tanto de metro, comboios e autocarros como também de barcos provenientes da margem sul do rio Tejo, podendo, portanto, expandir a sua viagem para qualquer parte de Lisboa de forma rápida, barata e confortável.