Sérgio Vieira, foi um jogador que não alcançou grande sucesso em algumas equipas pequenas em Portugal, fazendo com que tomasse a decisão de deixar a carreira de jogador e começar a carreira de treinador. Treinando alguns clubes de divisões mais baixas como cartaxo, teve o convite de treinar equipas como o Sporting e o Naval como auxiliar técnico.
Após algum tempo, passou para o estrangeiro, treinando equipas brasileiras tais como o Atlético Paranaense, Guaratinguetá, Ferroviária, São Bernardo, entre outras.
Percurso do treinador
Infelizmente, Sérgio Vieira nunca teve brilhantemente numa equipa de forma a que foi “saltando” de equipa para equipa, tanto no Brasil como em Portugal.
Houve uma altura quando este treinava a equipa Ferroviária e conseguiu com que esta conseguisse empatar com os Corinthians e ganhar ao Palmeiras, duas grandes equipas do pais brasileiro, não conseguindo manter a performance da equipa foi demitido e admitido posteriormente como treinador no América Mineiro.
Aqui a equipa teve duas vitórias e oito derrotas, o que fez com que este fosse despedido. Após algumas aventuras no Brasil este decide voltar a Portugal e consegue treinar o Moreirense, tendo tido algum sucesso e deixando-o ser cobiçado por outros clubes tal como o clube de Famalicão, onde é treinador nos dias de hoje.
Dificuldades de um treinador
É importante lembrar algumas dificuldades de um treinador para que possamos compreender os altos e baixos de Sérgio Vieira durante o seu percurso.
Primeiro existe uma pressão quer dentro do clube quer fora que os resultados da equipa sejam excecionais, e todas as espectativas estão apontadas para o treinador sendo este o elemento chave da equipa.
Isto torna a posição bastante desconfortável e igualmente emocionante pois é como se constantemente está a jogar uma partida de Poker em que todas as fichas estão na mesa.
Outra dificuldade é conseguir domar uma equipa e alinhar a melhor estratégia contra as adversas equipas e, consequentemente, diversas estratégias que estas outras equipas utilizam para os seus jogos.
É bastante difícil conseguir prever qual das opções, entre atacar ou defender, é a opção mais fiável para aquele jogo em particular.
Futebol é o desporto rei de Portugal
Sendo o desporto que move milhões de pessoas por todo o país, é natural que muitas crianças e jovens tenham o sonho de chegar a ser reconhecido neste mundo, sendo portanto uma experiência única e bastante interessante ver o percurso de Sérgio Vieira ao longo da sua carreira, pois, apesar de todas as adversidades ele conseguiu supera-las e lutou imenso pelos seus sonhos, algo que devemos olhar com grande admiração.